MAURO CATTANI: PROFESSOR, PESQUISADOR E AMIGÃOZÃO

Na ocasião em que Mauro Sérgio Dorsa Cattani, Professor Titular do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (a quem devo minha carreira de professor-pesquisador, Cronista da Física e co-autor de Livros Textos) e estimado amigo de mais de quarenta anos, entra na famigerada compulsória brasileira, vou tentar neste pequeno artigo, descrever a razão de nossa grande amizade que permite nos tratarmos como AGZ (“Amigãozão”, criando esse aumentativo especial) em nossa quase diária troca de e-mails, entre São Paulo e Belém, e apresentar-lhes um resumo dos trabalhos que já realizamos, e ainda continuamos a realizar, principalmente sobre artigos científicos, livros e textos didáticos.
Conheci o Mauro por uma feliz conspiração cósmica. Depois de uma frustrada ida à Universidade de Brasília, em 1965, para trabalhar com os físicos brasileiros Jayme Tiomno (1920-2011) e Roberto Aureliano Salmeron (n.1922), decorrente de minha decisão de trocar a carreira profissional de engenheiro civil pela carreira de professor-pesquisador, fui para a Universidade de São Paulo (USP), em 1968, a fim de participar do grupo de pesquisa que o Professor Tiomno havia criado em decorrência de sua aprovação como Professor Catedrático da Cadeira de Física Teórica em dezembro de 1967. Esta Cadeira, até então, estava sob a responsabilidade do físico brasileiro Cesar Mansuetto Giulio Lattes (1924-2005), com quem o Mauro trabalhava. Logo que cheguei em São Paulo, não conheci o Mauro, pois ele se encontrava no Istituto de Física della Universitá di Pisa, Itália, trabalhando com os físicos italianos Adriano Di Giacomo (n.1936), A. Battaglia e A Gozzini. Ele chegou de Pisa quase na metade naquele ano de 1968 e, a partir de agosto, o conheci quando ministrava aulas de exercícios da disciplina Relatividade Restrita, que era lecionada pelo Professor Tiomno na Escola Politécnica da USP.
Naquela altura, eu pertencia ao Grupo do Professor Tiomno e deveria trabalhar com ele em Física de Partículas Elementares, que havia sido o tema de sua Tese de Cátedra. Contudo, em decorrência do Ato Institucional Número 5 (AI-5), de 13 de dezembro de 1968, o Professor Tiomno, juntamente com outros Professores de Universidades Brasileiras, foi aposentado, mano-militare, em abril de 1969, pelo Ato Complementar Número 75 do AI-5. Em vista disso, minha carreira científica estava interrompida. Porém, em julho de 1969, quando me preparava para voltar para Belém, tive uma conversa com meu estimado amigo, o físico brasileiro Normando Celso Fernandes (n.1936), na qual contei a minha situação que era a de retornar a Belém, sem haver concluído o Mestrado na USP. Ele, então, indicou-me seu amigo Mauro para ver se este poderia me orientar. Falei imediatamente com o Mauro, que logo me sugeriu um tema sobre Forma de Linhas Espectrais, tornando-se o tema a base de vários anos de pesquisa em que trabalhamos juntos.
Dificuldades com o Serviço Nacional de Informações fizeram com que a programação preparada pelo Mauro para mim, qual seja, a de trabalharmos juntos, em 1972, em Orsay, no Laboratoire d’Infrarouge da Faculté des Sciences de Paris, com o Professor P. Barchewitz, que resultaria em meu Mestrado (a ser defendido na USP), foi abortada, pois fui impedido de sair do Brasil. Assim, desenvolvi o Mestrado no Brasil e o defendi na USP, em 1973, orientado pelo Mauro. Em 1974, Mauro programou trabalharmos em Meudon, na Section d’Astrophysique do Observatoire de Paris, com o professor Henry van Regemorter (1925-2002), visando a obter o Doutorado, também na USP. Em virtude de novo impedimento de minha saída do Brasil, trabalhei no Doutorado no Brasil e o defendi na USP, em 1975, também com o Mauro como orientador.
Desde 1972, quando escrevemos o primeiro artigo juntos, publicamos vários trabalhos sobre Física da Matéria Condensada, reunidos no livro intitulado Formas de Linhas Espectrais em Gases Neutros, Plasmas Densos e Estabilidade Quiral (EDUFPA, 2007; e-book: http://publica-sbi.if.usp.br/PDFs/pd1656.pdf, 2010). Destaque-se que Mauro, Nassar e eu publicamos o livro Aspectos Contemporâneos da Física (EDUFPA, 2000; e-book – http://publica-sbi.if.usp.br/PDFs/pd1657.pdf, 2010), no qual reuni temas envolvendo Forma de Linhas Espectrais, Mecânica Quântica de de Broglie-Bohm e Relatividade Geral.
A partir de 1997, Mauro vinculou-se ao grupo de pesquisa que desenvolvia investigações em Mecânica Quântica de de Broglie-Bohm, grupo esse liderado pelo físico brasileiro Antonio Boulhosa Nassar (n.1953), com a minha participação e a do físico brasileiro Paulo de Tarso Santos Alencar (1940-2011), que resultou no texto Tópicos da Mecânica Quântica de de Broglie-Bohm (EDUFPA, 2003; e-book: http://publica-sbi.if.usp.br//PDFs/pd1655.pdf, 2010), e que continua até hoje com artigos publicados no arXiv e, no momento, em via de publicação na International Journal of Theoretical Physics. Esse trabalho de pesquisa conta com a colaboração dos físicos brasileiros Daniel Gemaque da Silva (n.1977) e Fernando Haas (n.1970).
Por fim, o trabalho em Matemática que Mauro e eu desenvolvemos em vários artigos publicados, nos permitiu reuni-los nos seguintes livros: Teoria de Grupo (EDUFPA, 2005; Livraria da Física, 2008; http://publica-sbi.if.usp.br/PDFs/pd1661.pdf, 2011); Osciladores Harmônicos: Clássicos e Quânticos (Livraria da Física, 2009), Cálculo Exterior (Livraria da Física, 2009; http://publica-sbi.if.usp.br/PDFs/pd1666.pdf, 2011); Elementos de Física Matemática, Volume 1: Equações Diferenciais Ordinárias, Transformadas e Funções Especiais (Livraria da Física/Maluhy & Co., 2010), Elementos de Física Matemática, Volume 2: Equações Diferenciais Parciais e Cálculo das Variações (Livraria da Física/Maluhy & Co., 2011), e Elementos de Física Matemática, Volume 3: Equações Integrais e Integrais de Trajetórias Não Relativísticas (Livraria da Física/ Maluhy & Co., 2012).

Complementando esse singelo depoimento sobre o Professor Mauro Sérgio Dorsa Cattani é oportuno registrar que ele nasceu em Pompéia, Estado de São Paulo, no dia 29 de maio de 1942. Em 1963, bacharelou-se em Física pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (FFCLUSP). Em 1965, participou da criação de um Grupo de Geofísica em Salvador, Bahia, no Departamento de Física da Universidade Federal da Bahia. No período de 1966-1968, esteve no Instituto de Física da Universidade de Pisa, Itália, desenvolvendo sua Tese de Doutoramento. Obteve os títulos de Doutor em Física, em setembro de 1968 e de Livre Docência, em setembro de 1969, ambos pelo então Departamento de Física da FFCLUSP. Em 1970, participou da criação de um Grupo de Astrofísica no Instituto de Física da USP (IFUSP). No ano de 1972, realizou Pós-Doutoramento no Laboratório de Infra-Vermelho em Orsay (França). Ainda em 1972, foi promovido a Professor Adjunto. Em 1974, participou da criação de um Grupo de Plasmas que deu origem ao primeiro Tokamak Brasileiro (TBr 1). Em 1977, foi eleito Membro Titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo. Em 1985, tornou-se Professor Titular do Departamento de Física Geral e Experimental do IFUSP. Foi Editor Associado da Revista Journal of Quantitative Spectroscopy and Radiative Transfer de 1982 a 1993. É referee do Physical Review e tem cerca de 150 trabalhos publicados em revistas de âmbito internacional. Orientou vários doutorados e mestrados. Em 1990, publicou o livro Elementos de Mecânica dos Fluídos pela Editora Edgard Blücher Ltda., re-editado em 2005. Tem vários artigos de divulgação científica publicados no jornal O Estado de São Paulo.

No comments yet.

Leave a Reply