BASSALO: PROFESSOR E AMIGO ¹

OPINIÕES

BASSALO: PROFESSOR E AMIGO ¹

Van Sérgio da Silva Alves

Falar alguma coisa a respeito do Professor Bassalo é uma tarefa fácil devido à grandeza de sua vida e obra, mas ao mesmo tempo difícil, pois tenho que escolher um assunto. Resolvi falar um pouco a respeito de sua atuação como professor e pesquisador.

Há pouco tempo o Professor Bassalo comemorou 50 anos de magistério, feito este raro, que dificilmente se repetirá aqui na UFPA. Gostaria de relembrar aos presentes e expor resumidamente o seu currículo para termos uma pequena idéia do que o Professor Bassalo representa para a UFPA:

Prêmios e Distinções – 23

Alunos Bolsistas de IC – 19: 12 (CNPq), 03 (PET/CAPES), 04 (PIPES/UFPA)

Atividades de Divulgação sobre Ciência e sua Política –

A) Artigos publicados em Revistas Internacionais – 32

B) Artigos publicados em revistas e sites nacionais – 138

Atividades de Ensino (UFPA) – Graduação, Pós-Graduação (lato e stricto sensu), Extensão

Palestras e Conferências – 111 [UFPA, UFRJ, IFT,UFRN,UFCE,LNCC (Laboratório Nacional de Computação Científica)]

Seminários/Mesas-Redondas – 36

Minicursos – 20 [UFPA, UFAM, UFJF, LISHEP (Lafex International School on High Energy Physics)]

Participação em Sociedades Científicas – 7 [SBPC, SBF, New York Academy of Sciences, Sociedade Brasileira de História da Ciência (fundador), Sociedade Portuguesa de Física, Sociedade Latinoamericana de História da Ciência e da Tecnologia, Academia Roraimense de Ciências]

TCCs orientados – 29

Eu fui o segundo estudante a fazer TCC com ele, do que, diga-se de passagem, me orgulho muito, pois foi a partir disso, e incentivado por ele, que fui para a USP fazer mestrado e doutorado na área de TQC.

Teses orientadas ou co-orientadas – 10 (UFPA: Zínia, José Luiz, João Furtado, Wanda, Façanha, Fátima, Jorge Everaldo, João Bosco, Benedito Tadeu; UFAM: José Maria Rodrigues).

Trabalhos publicados – 38

Capítulos de Livros – 23

Traduções – 8

Livros Publicados – 12 [dentre eles as famosas Crônicas da Física (até o tomo 6), Tópicos de Mecânica Quântica de Broglie-Bohm,… .]

Notas de Aula – 6 (dentre eles os famosos Métodos de Física Teórica, adotado em muitas Universidades brasileiras)

Como vemos, senhoras e senhores, essas marcas dificilmente serão ultrapassadas por qualquer um de nós aqui do Departamento de física. E agora, quando se aproxima dos seus 70 anos, o Professor Bassalo continua, talvez mais do que nunca, a ser altamente produtivo com sua pesquisa sobre a Mecânica Quântica Não Ortodoxa (Mecânica Quântica de Bohm), publicando artigos, sendo árbitro de revistas internacionais famosas, orientando estudantes e tendo inclusive seu livro publicado sobre este assunto, “Tópicos em Mecânica Quântica de Broglie-Bohm”, adotado por várias instituições por se tratar de um texto fundamental nesta área. Neste momento de alta produtividade, o Professor Bassalo lamentavelmente deverá nos abandonar. Senhoras e Senhores, não posso me furtar em sugerir ao nosso Magnífico Reitor que encontre uma alternativa para que isso não aconteça!! Não se trata de um pedido sem fundamento, é estrategicamente importante para o nosso Departamento que o Professor Bassalo continue prestando seus valiosos serviços, quer como professor, quer como pesquisador, pois nem daqui a trinta anos conseguiremos atingir e construir tudo o que o Professor Bassalo fez. É oportuno ressaltar que o Professor Bassalo propôs a criação do “Professor aposentado”, já existente nas principais universidades brasileiras, tais como a USP. Deixar um professor com esta qualificação e competência fora de nossa instituição é, no meu modo de ver, uma falta de visão estratégica, e estaremos cometendo um grave erro!!

Gostaria de terminar dizendo que muitas homenagens ainda serão poucas para expressar tudo o que ele representa para a física e a ciência do nosso estado e país. Todos nós temos o maior o respeito, admiração e uma dívida intelectual para com ele. E eu, em particular, sinto-me honrado por ter tido a oportunidade de ser seu aluno. Muito obrigado.

———
1. Palavras proferidas por ocasião da Homenagem prestada pela Biblioteca Setorial do Departamento de Física da Universidade Federal do Pará, quando de sua reinauguração no dia 25 de maio de 2005.

No comments yet.

Leave a Reply