JOSÉ MARIA FILARDO BASSALO ¹ Roberto Aureliano Salmeron

OPINIÕES

JOSÉ MARIA FILARDO BASSALO ¹

Roberto Aureliano Salmeron

Conheço pessoalmente o Dr. José Maria Filardo Bassalo desde 1964, quando iniciamos uma estreita colaboração que durou cerca de um ano e meio.

Dr. BASSALO possui uma sólida base em física, não somente no campo de sua especialização, mas em física como um todo, que decorre de seu grande interesse por problemas da natureza. Ele é um trabalhador persiste e metódico o que o faz concluir cada programa que inicia.

Alguns anos atrás, ele desenvolveu, com o Dr. M. CATTANI, um novo tratamento quântico mecânico sobre o alargamento e o deslocamento de linhas atômicas produzidas por elétrons rápidos. O plano de sua pesquisa o qual submete ao John Simon Guggenheim Memorial Foundation consiste em uma aplicação de seu método de tratamento a problemas onde o método ainda não foi aplicado. O plano é, portanto, importante e muito realístico. Um período de trabalho no exterior lhe permitirá um contacto próximo com outros especialistas em seu campo, e seria muito bom para ele. Eu não tenho dúvida de que ele é capaz de levar a cabo o programa de trabalho que propõe.

Há um outro aspecto positivo para um período de trabalho no exterior para o Dr. BASSALO. Ele é um dos poucos físicos com experiência em pesquisa na Universidade do Pará, e ele tem representado um importante papel na organização de pesquisa e no aumento do nível de ensino no Departamento de Física dessa Universidade. Seu papel será, sem dúvida, aumentado no futuro, e esse Departamento poderá se beneficiar bastante com o aumento de sua experiência no exterior.

Eu gostaria de acrescentar que ele tem um espírito de equipe de trabalho e que dá muito prazer trabalhar com ele.

———
1. Tradução livre da informação prestada para a John Simon Guggenheim Memorial Foundation, em 5 de abril de 1976. Registro que não recebi essa Bolsa de Estudos (JMFB).

No comments yet.

Leave a Reply