JUSTIÇA, EMBORA TARDIA ¹

OPINIÕES

JUSTIÇA, EMBORA TARDIA ¹

Professor Curt Sequeira

Encerrou-se no dia 25 de outubro último, o concurso público para Professor Titular do Departamento de Física da Universidade Federal do Pará (DF/UFPA). Dois candidatos, ambos com o título de Doutor e com vários trabalhos publicados, inclusive no exterior, se submeteram às provas de títulos, teórica, didática e defesa de tese, perante uma banca examinadora constituída de cinco professores titulares, sendo dois da Universidade de São Paulo, um da Universidade do Paraná e dois da Universidade do Pará.

Um dos candidatos, Luís Carlos Lobato Botelho, impressionou a banca examinadora devido ao fato de, com “apenas” 29 anos, já ter um curriculum notável, com pós-doutoramento em Roma e uma defesa de tese brilhante. Mas é ao outro candidato que quero me referir.

Teve uma infância difícil, em virtude das condições econômicas de sua família, mas com uma imensa força de vontade superando todos os obstáculos. Já no “Paes de Carvalho”, na época que este colégio era considerado o “Pedro II” da Amazônia, sua inteligência e força de vontade se faziam notar.

Ingressou na então Escola de Engenharia do Pará (EEP) e sua capacidade era reconhecida por professores e alunos. Poderia ter sido um grande engenheiro, principalmente no setor de Cálculo Estrutural, onde fez em Belém muitos projetos. Porém, o seu caminho estava voltado para a Física.

Ainda acadêmico de Engenharia lecionava em vários colégios. Ingressou na UFPA como professor. Ser professor era não apenas o seu objetivo e sim a elevação científica e como conseqüência a melhoria do ensino. Comprou muitas “brigas” na UFPA sempre em função do departamento de Física ou na defesa de seus colegas. Jamais com interesses pessoais.

Em condições adversas, sem poder levar sua família, fez mestrado e doutoramento na Universidade de São Paulo (USP) , onde mais uma vez sua capacidade foi reconhecida.

Voltou para a UFPA e inicia atividade de pesquisa. Incentiva seus colegas a fazerem mestrado e doutoramento. Hoje, o Departamento de Física da UFPA conta com diversos mestres e doutores, frutos do seu trabalho.

No recente exame teve certamente uma alegria íntima muito grande. Não apenas por ter sido aprovado com o conceito excelente nas quatro provas a que foi submetido, mas também por ver uma “cria” sua, o jovem e talentoso professor Luís Carlos Botelho, do qual foi o primeiro professor orientador, realizar um exame também brilhante.

Este notável professor que dignifica a UFPA já poderia ser professor titular há bastante tempo, mas se recusou a chegar ao cargo máximo da carreira do magistério superior sem concurso público.

Desde 1975 já é doutor, em condições científicas, de se submeter a um concurso para professor titular. Somente agora, 14 anos depois, a UFPA realizou tal concurso.

Justiça, embora tardia.

No dia em que escreverem um livro contando a história da UFPA ele deve aparecer de forma destacada.

Seu nome: Professor Titular Doutor José Maria Filardo Bassalo.

———
1. Este artigo foi publicado em O Liberal, no dia 31 de outubro de 1989.

No comments yet.

Leave a Reply