MESTRE DANIEL: DEMOCRACIA E CIÊNCIA NA UFPA ¹

PERFIS

MESTRE DANIEL: DEMOCRACIA E CIÊNCIA NA UFPA ¹

No mês de junho de 1998, a Universidade Federal do Pará (UFPA) perdeu dois de seus ex-Reitores: DANIEL QUEIMA COELHO DE SOUZA, no dia 9, e JOSÉ RODRIGUES DA SILVEIRA NETTO, no dia 16. Como já falei de algumas das relevantes contribuições do Professor Silveira à UFPA (A Província do Pará, 26/03/1995), vou destacar neste artigo as também relevantes contribuições de Mestre Daniel a nossa Universidade.

Em meu entendimento, o Reitorado do Professor Daniel Queima Coelho de Souza (Mestre Daniel, segundo, carinhosamente, seus alunos da Faculdade de Direito o chamavam), ocorrido no período de 1981-1985, caracterizou-se por dois eventos singulares. O primeiro deles aconteceu entre 6 e 13 de julho de 1983, ocasião em que foi realizada a 35ª Reunião da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), no Campus da UFPA. A importância desse evento decorreu do fato de que, a partir do golpe Militar de 1964, as Reuniões da SBPC transformaram-se, no cenário político brasileiro, no único foro responsável pela defesa e preservação da liberdade de discussão.

Desse modo, permitindo e incentivando que a SBPC fizesse sua 35ª Reunião no Campus da UFPA, Mestre Daniel evidenciou sua postura democrática e colocou a UFPA junto às demais Universidades Brasileiras que lutaram para a queda do Regime Ditatorial, acontecida em 1984, com a eleição do Presidente Tancredo de Almeida Neves.

Aliás, é oportuno registrar que o comportamento democrático de Mestre Daniel à frente da UFPA foi mais uma vez destacado, em 1984, por ocasião da ocupação do prédio da Reitoria, no Campus do Guamá, por alunos do Curso de Medicina. Como o Hospital da Santa Casa de Misericórdia do Pará, local onde os formandos de Medicina realizavam o estágio final de conclusão de Curso, atravessava uma fase bastante crítica, por falta de recursos não repassados pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), aqueles alunos encontraram, na ocupação do prédio da Reitoria da UFPA, a única maneira de sensibilizar o MEC para o problema. Durante os 15 dias que durou essa ocupação, Mestre Daniel dialogou democraticamente com os futuros médicos e, por injunção sua junto a esse Ministério, conseguiu um pouco de dinheiro para melhorar as condições de trabalho daquele Hospital e, com isso, a ocupação foi encerrada.

O segundo fato relevante no Reitorado de Mestre Daniel foi o Simpósio sobre a História da Ciência e da Tecnologia no Pará, que aconteceu no período de 17 a 21 de junho de 1985, no Campus da UFPA, e teve a Coordenação de um grupo de professores da UFPA: Clodoaldo Fernando Ribeiro Beckman, José Maria Filardo Bassalo, Célia Coelho Bassalo, Maria Gil Maltez, Maria Helena Bentes, Herberto Tocantins Maltez, Paulo de Tarso Santos Alencar e Waterloo Napoleão Lima. Nesse Simpósio, foram apresentados os registros da história dos diferentes órgãos estatais que tiveram influência no desenvolvimento científico e tecnológico do Estado do Pará, tais como: Universidade Federal do Pará, Instituto de Pesquisas e Experimentação Agropecuárias do Norte, Faculdade de Ciências Agrárias do Pará, Museu Paraense Emílio Goeldi, Instituto do Desenvolvimento Econômico e Social do Pará, Fundação Educacional do Estado do Pará e Instituto Evandro Chagas.

As conferências apresentadas no Simpósio foram reunidas no texto intitulado Anais do Simpósio sobre a História da Ciência e da Tecnologia no Pará, composto de dois volumes, num total de 587 páginas. Com relação a esses Anais, devo destacar dois aspectos interessantes. Primeiro: de modo inteiramente pioneiro, e graças ao empenho de Mestre Daniel e de Ivan Brasil, então Diretor da Gráfica e Editora da UFPA e de sua competente equipe, foi possível editá-lo e distribuí-lo, ainda no decorrer do Simpósio. Segundo: ele serviu de base para que o Reitor Nilson Pinto de Oliveira, em 1990, editasse, em 3 volumes, o texto Memória Técnico-Científica e Cultural da UFPA: 1957-1987.

Na conclusão deste artigo, creio ser oportuno ressaltar as contribuições relevantes que os demais Reitores, também já falecidos, deram à UFPA. O Professor Mário Braga Henriques (1908-1985) foi o responsável pela instalação da UFPA, como seu primeiro Reitor. O Professor José Rodrigues da Silveira Netto (1916-1998) iniciou a base física da UFPA com a construção do Núcleo Pioneiro do Guamá e a base intelectual com a criação da Biblioteca Central e a restruturação do Instituto de Higiene e Medicina Preventiva (IHMP). O Professor Aloysio da Costa Chaves (1920-1994) consolidou a base intelectual da UFPA, com a criação do Núcleo de Ciências Geofísicas e Geológicas, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos e a transformação do IHMP no Núcleo de Patologia Regional e Higiene. O Professor Aracy Amazonas Barretto (1918-1990) consolidou a base física da UFPA concluindo e inaugurando o prédio da Reitoria, no Campus Universitário do Guamá.

———
1. Este artigo foi publicado no jornal Diário do Pará no dia 8 de julho de 1998.

No comments yet.

Leave a Reply