A Física no Século 23

A Física no Século 23

 

“Tanto andam agora preocupados em definir o conto que não sei bem se o

                                             que vou contar é conto ou não, sei que é verdade”. (Mário de Andrade)

 

                   Era meio-dia do dia 10 de setembro de 2235 quando o exo-bio-galáctico-físico terrestre Ganewein Darwirefeme Giuvancoccomordraksag recebeu uma teleholografia do nascimento de seu quarto trineto, que se chamaria de Elino. Meia-hora depois, ele soube que se tratava de gêmeos, pois acabara de nascer seu quinto trineto, uma menina, que teria o nome de Rocela. Ele iniciava uma viagem galáctica ao planeta Celcobas que orbita em torno do centro de massa do sistema Sirius A-Sirius B a uma distância de 4,6 UA (UA = distância Terra-Sol) de Sirius A, e com as mesmas características do planeta Terra. Viajando a uma velocidade de 0.1 c (c=300.000 km/s), ele e a tripulação da nave Tsiolbraunjucezsandum, movida por elétrons descarregados, levariam em torno de 4 anos terrestres para chegar àquele corpo celeste. Por que Ganewein, já com a idade de 120 anos, viajava naquela direção perguntará o leitor?

Antes de responder a essa pergunta, devo falar um pouco sobre a longevidade de Ganewein e, também, sobre a nave Tsiolbraunjucezsandum. Em 2143, a Tera-Bio-Fis-Engenharia Genética havia desenvolvido um tipo de quimioneuroterapia que usava a Adrenalina D (+) para curar as doenças e, com isso, a vida-média dos terrestres começou a aumentar, atingindo, no Século 23, 150 anos. Esse tipo de terapia havia sido previsto, no começo do Século 21, pelo teraholomédico Jop Olfil.

A nave Tsiolbraunjucezsandum foi lançada da base Kepjverwellclark, localizada em Salinas, no litoral nordeste paraense, com o comandante Jocba Adribaflo e os subcomandantes Maxjmenjedfer Jeralnelsjrnailro Perleon e Milmvalcolbrev Maravemnas Ptsalenazurremind. Essa missão espacial realizada fora do Sistema Solar foi organizada, programada e preparada por um grupo de vários especialistas (ver nomes no anexo), tais como: engenheiros, administradores, informáticos, astronautas, físicos, médicos, dentistas, químicos, matemáticos, pensadores e comunicadores.

Com relação ao tempo de viagem e o combustível utilizado pela nave Tsiolbraunjucezsandum, eles decorreram de propostas feitas, nas duas últimas décadas do Século 20, pelo físico brasileiro Jomfiba Rimeda, quais sejam: modificação na definição da velocidade e o caráter tripleto SU(3) do elétron (cargas: positiva, negativa e nula). Vejamos essas propostas. Na Mecânica Newtoniana, a velocidade é definida como uma relação entre o deslocamento de uma partícula no espaço e o tempo gasto nesse deslocamento. Na Mecânica Einsteniana, a velocidade é definida como uma relação entre o deslocamento de uma partícula no espaço-tempo e o tempo próprio gasto nesse deslocamento. Contudo, a Cosmologia Hubbleiana-Einsteniana mostrou, no Século 20, que é o próprio espaço-tempo que se desloca. Foi somente no Século 22, precisamente no ano 2135, que o cosmo-galáctico Marcma Novell Arpmag introduziu uma nova definição de derivada, naquela Cosmologia, usando o deslocamento espaço-temporal. Com isso, conseguiram uma dilação temporal maior que a prevista pelas Relatividades Einsteinianas.

A existência de um tripleto SU(3) para os léptons decorre da necessidade de juntá-los aos hádrons para compor uma única família de partículas elementares que formam a matéria-energia do Universo, incluindo nela, a matéria e a energia escuras, postuladas pelos astrofísicos do final do Século 20.

A propulsão da nave decorria da produção de elétrons neutros gerados por pequenos aceleradores que funcionavam como motores da nave. Era o mesmo princípio do motor a jato, que impulsionavam as naves espaciais no Século 20. Esses aceleradores foram fabricados por um consórcio Latino-Americano-Sul, que tinha o Brasil como líder, em uma cidade científica localizada na Amazônia – Ocvbgvecch. O protótipo desse acelerador, chamado de Lattdamsalawren, foi colocado em operação no ano de 2147, por ocasião da comemoração dos 200 anos da descoberta do méson pi.

Outra questão sobre a viagem da nave Tsiolbraunjucezsandum ao planeta Celcobas, era a de proteger os seus ocupantes contra os raios cósmicos (basicamente prótons altamente energéticos), pois, conforme se sabia no início do Século 21, eles chegariam a cortar um terço do DNA dos astronautas em viagens planetárias prolongadas. Essa dificuldade foi resolvida, em 28 de abril de 2200, pelo bio-galáctico-físico Heakennapp Vicheskolmill Valleneupark, ao envolver o DNA por campos magnéticos oriundos de supercorrentes produzidas por um novo material, descoberto em 2211 pelo galáctico-físico Onnginland Bcsnewber Bedmülchulcbot, que se tornava supercondutor na temperatura de 20oC.

Vejamos, agora, um pouco da história do Celcobas, descoberto no dia 06 de junho de 2139, pelo galáctico-astrônomo Hersadamlever Gallowtomb Ronmour. As primeiras suspeitas da existência de exoplanetas (planetas extra-solares) aconteceram em 1989, quando David Latham observou variações na velocidade radial de HD 114762b, um planeta gigante com massa em torno de 11 vezes a massa de Júpiter e que levava cerca de 84 dias para orbitar em torno de uma estrela amarela da sequência principal, a HD 114762, localizada na constelação Coma Berenices. Contudo, a primazia da descoberta dos primeiros exoplanetas foi requerida pelo astrônomo polaco Aleksander Wolszczan, que, em 1993, encontrou planetas orbitando em torno do pulsar PSR 1257+12. Até dezembro de 2005, foram descobertos 170 exoplanetas, orbitando ao redor de estrelas da sequência principal, à qual o Sol pertence. Em nosso século 23, existem bilhões de exoplanetas, sendo Celcobas um deles, do qual falaremos a seguir.

Celcobas, conforme dissemos acima, orbita em torno do centro de massa do sistema Sirius A-Sirius B. Este sistema, que pertence à Mitologia do povo dogon, da República de Mali, na antiga África Equatorial Francesa, foi descoberto pelo astrônomo alemão Friedrich Wilhelm Bessel, em 1844. A Sirius B foi descoberta pelo astrônomo norte-americano Alvan Graham Clark, em 1862, e seu tamanho determinado pelo astrônomo sírio-norte-americano Walter Sydney Adams, em 1915.

A idéia de se fazer contato com extraterrestres (ET) deveu-se aos físicos, os italianos Giuseppe e Vanna Cocconi e os norte-americanos Philip Morrison, Frank Drake e Carl Sagan, na segunda metade do Século 20. Aliás, foi também nesse Século que a cinematografia mundial (principalmente o diretor norte-americano Steven Spielberg) maravilhou os terrestres com filmes envolvendo a visita de ETs ao nosso planeta.

Por fim, chegamos à razão principal da ida de Ganewein ao planeta Celcobas. Toda a Física desenvolvida no planeta Terra até aquele momento em que Ganewein se encontrava na Tsiolbraunjucezsandum, baseava-se na interação entre dois corpos, uma tradição atávica que vinha da Lei de Gravitação proposta pelo físico inglês Sir Isaac Newton, em 1687, em seu famoso livro Philosophiae Naturalis Principia Mathematica. Apesar de muitos físicos e matemáticos tentarem resolver, na forma fechada e sem usar métodos perturbativos, o famoso “problema de três corpos”, que começou com o matemático e astrônomo francês Pierre Simon de Laplace, no Século 18, sua solução tornou-se impossível. Essa impossibilidade, segundo o físico Jomfiba, decorre da estrutura mental dos terrestres ser influenciada pela presença de apenas uma estrela, o Sol, o atraindo. Certamente, acreditava esse físico, o “Newton” de um planeta que girasse em torno de dois sóis, já teria proposto a “sua lei de Gravitação” com o “problema de três corpos” resolvido. Foi essa ideia que Ganewein teve, ao pensar se comunicar com o físico Fisdesclefis Fisnobelis, do planeta Celcobas. Nós, terrestres, só poderemos saber qual será a Física no Século 23, quando Ganewein voltar de sua viagem, que acontecerá no dia 16 de agosto de 2245, pois ele havia se comprometido com a comunidade internacional de físicos de só passar as informações que receberia de Fisdesclefis em sua volta. Além disso, como Ganewein era o chefe da missão espacial composta de outros galácticos de diferentes áreas do conhecimento humano, ele ordenou que os resultados de suas observações também só serão conhecidos naquela data. Até lá, teremos de “roer muita unha”!

 

Nota: Escrito em 21 de novembro de 2010.

GLOSSÁRIO ONOMÁSTICO

 

Ganewein Darwirefeme Giuvancoccomordraksag (Galileu Galilei, Isaac Newton, Albert Einstein, Charles Darwin, Irmãos Freire-Maia: Newton e Odemar, Giuseppe e Vanna Cocconi, Philip Morrison, Frank Drake, Carl Sagan)

Elino (Eládio Bassalo e Inocêncio Machado Coelho)

Rocela (Rosa Filardo Bassalo e Celina Mártires Coelho)

Celcobas (lia Coelho Bassalo)

Tsiolbraunjucezsandum (Konstantin Tsiolkovsky, Wernher von Braun, Julio Cezar Ribeiro, Santos Dumont)

Jop Olfil (JoPaulo de Oliveira Filho)

Kepjverwellclark (Kepler, Júlio Verne, H. G. Wells, Arthur Clarke)

Comandante: Jocba Adribaflo (José Maria Coelho Bassalo e Ádria Bassalo Aflalo)

 

Subcomandantes: Maxjmenjedfer Jeralnelsjrnailro Perleon (Max Martins, João Mendes da Silva, José Edison Ferreira, José Jerônimo de Alencar Alves, Nelson Souza Junior, Nailson Marcelino Brandão Rodrigues, Perilo Rosa Neto, Pedro Leon Rosa)

Milmvalcolbrev Maravemnas Ptsalenazurremind (Milton Meira, Valdir Mártires Coelho, Luís Breviglieri, Nazareno Maravilha da Silva, Emanuel Nassar, Paulo de Tarso Santos Alencar, Armando Zurita, Renato Mindello)

 

Engenheiros:

 

Irbonbarkla Silferaf Josilmach [Irmãos Bonna (Evandro, Eduardo e Edison) e Barreto Klautau (Órion, Aldebaro e Amaro), Sílvio e Fernando Moreira Aflalo, José da Silva Machado]

Heronloriwjsan Reigrejedemei Mbenchlfrerdoupgilb (Heronides Gomes Moura, Loriwal Rei de Magalhães, José Santos, José Maria Reis e Souza, Jacy Gonzaga da Igreja, Edmar Batista, Edison Meira, Moisés Benchimol, Luís Roberto Freire, Rodolfo Pereira Dourado, Paulo Gilberto Ponte e Souza)

Madaffmerlind Fgchavjloverccun Amorpaunasmmontocypr (Madeiras: José Augusto Soares Affonso, Otávio Mergulhão, Lindolfo Soares, Frederico Guilherme Chaves, José Luiz Ortiz Vergolino, Carlos Cunha, Antonino Cantão de Amorim Filho, Paulo Sérgio Nascimento, Milton Monte, Ocyr Proença)

Alirjoframcmcaval Bagmalgabefben Ronalcocsiqdeumac (Alírio César de Oliveira, Jofre Alves Lessa, Ramiro Nobre e Silva, Carlos Miguel Cavalcante, Luís Gonzaga Baganha, Maluf Gabbay, Efraim Bentes, Ronaldo Coelho, Claudionor Siqueira, Deusimar Macedo)

Dircamildou Rkalpantpinh Marwladfsan (Dirceu Pinto Marques, Amílcar Pinheiro, Pedro Paulo Dourado, Roberto Kalume, Manoel Pantoja, Antonio Pinho, Mariuadir Santos, Wlademir Miranda, Raimundo da Fonseca Santos)

Fermonmanrib Alfcartavmmaia Ibiapmacjmesffercar (Fernando Monteiro, Manoel Ribeiro, Alfredo Cordeiro, Armando Tavares, Manoel Maia, Manoel Ibiapina Macedo, João Messias Filho, Fernando de Carvalho).

Anppcisabarlutbitnchar Adalberwferjlbarar Jompsolauamorirsanj [Angenor Porto Pena de Carvalho, Isaac Barcessat, Lutfala Bitar, Nagib Charone, Adriano Alber Carneiro, Wilson Ferreira, João Luís Barreiros de Araújo, JoMaria Pinheiro de Souza, Laurindo Gonçalves Amorim, Irmãos Sanjad (Omar, Samir e Fausi)]

Jmquadjurngarlpa Hmesacourper Ocalopilbah (Juarez Martino Quadros do Nascimento, Jurandyr Nascimento Garcez, João Maria Lima Paes, Helmut Bastos Meschede, Antonio Couceiro, Raul Rodrigues Pereira, Omir Correa Alves, Otávio Bitencourt Pires, Lourival Bahia)

 

 

Administradores:

 

Tercatsimjat Anterlopmhsim Nelsiljrmaralfer (Tereza Luzia Mártires Coelho Cativo Rosa, Simão Jatene, Antéro Lopes, Mário Henrique Simonsen, Nelson Silva, José Roberto Marinho, Alfredo Fernandes)

Jomanferubrsgmal Laeafsalnewb Justmsampcampol (João e Manoel Rodrigues Fernandes, Ubirajara Moreira Rodrigues de Souza, Guy Malato, Laércio Morais Rego, Alfredo Salame, Newton Barreira, Justiniano Alves, Mario Sampaio, Camilo Porto de Oliveira)

Bren Gui Elicc (Breno, Guilherme, Eliana Chaves Coelho)

Anccmarcincl Margracoe Haydeco (Ana Maria Coelho Cerqueira, Marcinha Coelho Lopes, Maria Lúcia e Graça Coelho, Haydée Coelho de Oliveira)

Glor Ricarcoe Roblpval (Glória e Ricardo Lima Coelho, Roberta e Luis Paulo Valério)

Alfmelmximp Nilpolcriwandpdin Jsilnclmalabar (Alex Bolonha Fiúza de Mello, Nilson Pinto de Oliveira, Cristovam Wanderley Picanço Diniz, José da Silveira Neto, Clóvis da Cunha Malcher, Aracy Barreto)

Alchavdqcsou Jfbarbmxim Marjovrdinalin (Aloysio da Costa Chaves, Daniel Queima Coelho de Souza, Jáder Fontenele Barbalho, Marcos Ximenes, Marco Antonio Jovita, Rui Diniz, Agostinho Linhares)

Informáticos:

 

Educer Alexwat Agca (Eduardo Cerqueira, Alex Watrin Coelho, Antonio Guilherme Coelho de Assis)

Arnprad Claumbfclepos Wiljsandrsrdel (Arnaldo Prado, Cláudio de Melo Brito Filho, Cléo Pereira de Oliveira Segundo, Wilson Junior, Sandro da Silva Rodrigues, Delberto Muniz)

Gismelbas Sauaflo (Gisa Melo Bassalo, Saulo Marcelo Aflalo)

 

Astronautas:

 

Pemarcrisp Nicpeanro Primfibas (Pedro e Maria Crispino, Nicolau, Pedro, Ana Rosa, Primos dos Filardo Bassalo – Filardo: Antonio, Maria Madalena, José e Kátia; Bassalo: Eleonor, Jorge, Carlos, Celina, Lucélia, Carlos Junior, Cristina, Taís, Daniel, Lauro César, Andréa, Luciana, Francimário, Maria de Lourdes, Maria da Graça, Antonio Augusto, Andréia).

Antofibasjud Filnetbis Madacricorumtiluzjos (Antonio Filardo Bassalo, Judith, Filhos: Antonio Filho (Mariceli, Ana Lúcia), Rosangela (Carlos Augusto), Paulo (Teresinha), Fernando (Maria Carmelita), Roberto (Simone, Sônia), Guilherme (Lizete, Shirley), Roseneide (Valdo), Rosana (Denis) e André Rami (Vânia); Netos: Fabrício, Fabíola, Flávia, Luciano, Adriano, Kristiany, Gabriel, Rafaela, Carolina, Davys, Roberta, Vitória, Leonardo, Guilherme, Luna, Igor, Ian, Davi e André; Bisnetos: Giovanna, Melissa, Manuela; Madá (Madalena Bassalo Bittencourt), Acrísio Bittencourt, Corumbá (Luís Bassalo), Tia Luzia Bassalo, Tio José Filardo)

Julfrbas Marfromfbas Nognet (Julia Freitas Bassalo, Mario Filho e Rosa Maria Freitas Bassalo, Nora: Alessandra Maria Rebelo Teixeira, Genro: Wagner Alves da Motta, e netos: Guilherme e Bernardo Teixeira Bassalo, Rodrigo Bassalo Motta)

Anbia e Math Basaflo [Anna-Beatriz (Bia) e Matheus Bassalo Aflalo]

Luc e Vit Melbas (Lucas e Vítor Melo Bassalo)

Netpm Snetc [netos do Pedro e Maria: Enzo, Lisa, Gabriel, Rafaela, Pedro, Maria Gabriela e Ana Luíza; sobrinhos-netos da Célia: Tyson (Anita), Vitória (Alex), Felipe (Alan), Bernardo e Eduardo (Pedro Paulo), Maria Luiza e Manoel (Celina) e Pedro (Claudinho)]

Claucat Lucfon (Claudio Cativo, Luciano Fontenele)

Colcpordmer Amcelsaparnpbc Colplcepcengfis (colegas do Cpor e Dmer, amigos do Celotex, sapataria do Arnaud e Praça Batista Campos, colegas do Professor Lobo, Cepc, Engenharia e Física. Para ver alguns desses nomes, consultar o site www.bassalo.com.br/memorias)

Alunablevcepcufpa Emp Coebascrisp (Alunos do Abraham Levy, Cepc e Ufpa; Coebascrisp (Empregados dos Coelhos, Bassalos e Crispinos. Para ver alguns desses nomes, consultar o site www.bassalo.com.br/memorias)

Profplcepcengfis Tiartwilswaldwill Tianimarlulucgui (Professores do Professor Lobo, Cepc, Engenharia, Física, Tios Artur, Wilson, Waldir e William, Tias Anita, Maria Lucia, Lucimar, Guilherme. Para ver alguns desses nomes e que não foram considerados neste glossário, consultar o site www.bassalo.com.br/memorias)

Ircarbarpaivresgonç Jpasborantpantpayovilh Irpinsamptavamdivmaltbrit [Irmãos: Carneiro (Fernando e José); Barata (Augusto, Antenor, Hamilton); Paiva (José, Orlando); Resende [Antônio, Manoel (Neném)], Gonçalves (Augusto, Adriano, Artur); Jaime Passos, Boró, Antonio Pantoja, Paysandú (Antônio Adrião), Orlando Vilhena Irmãos: Pinho (Fernando, Ismael), Sampaio, Tavares, Amor Divino (Fernando, Mário, Waldemar, Almerindo); Maltez (Herdélio, Herberto, Hermevaldo, José); Brito (Olival, Lacy)].

Anmalmconaz Ioncalivmesmarefar Marenogmbemerg (Ana Maria Ribeiro Alves Martins, Consuelo Azevedo, Ione Caldeira, Ivanize Mesquita, Maria Eugênia Farache, Maria Eugênia Nogueira e Moisés Bemerguy)

Davbenlapcarlmenfon Rambenaaenor Leodabsaoledonerleal (David Bensadon, Luís Alberto Pena de Carvalho, Luiz Mendes da Fonseca, Ramiro Jayme Bentes, Álvaro Alberto Englhard Norat, Leonardo Deane de Abreu Sá, Otávio Ledo Nery e Luís Ernesto de Almeida)

 

 

 

 

Físicos:

 

Nasscatt Albsantnorfle Ojcmouferviejanj (Antonio Boulhosa Nassar, Mauro Sergio Cattani, Alberto Santoro, Normando Celso Fernandes, Henrique Fleming, Orlando José Carvalho de Moura, Fernando Vieira, João Carlos dos Anjos)

Caruogurjoff Jacapevancesmaj Newthcamphelmftor (Francisco Caruso, Vitor Oguri, Sérgio Joffily, José Airton Cavalcante de Paiva, José Evangelista, César Augusto Campos de Alencar Bezerra, Geraldo Majela Lima Cavalcanti, Newton Theophilo de Oliveira, Luiz Carlos Campelo Cruz, Heliomar Abraão Maia, Flávio Torres)

Luc Bascrisp Angelisakcrisp (Luís Carlos Bassalo Crispino, Ângela e Isabela Klautau Crispino)

Janfurayalcan Fatvifazinjorevelinedsant Aurandkarlmottalex (Manoel Januário da Silva Neto, João Furtado de Souza, Miguel Ayan Gaia, Luís Sérgio Guimarães Cancela, Fátima Nazaré Baraúna, Victor Serra Façanha, Zínia de Aquino Valente, Jorge Everaldo, Elinei Pinto dos Santos, Edilson Duarte dos Santos, Aurélio Leal Alves do Ó, Andrey Gomes Martins, Karlúcio Heleno Castro Castello Branco, Leonardo Motta, Alexandre Guimarães Rodrigues)

Morguepasparacwnei Marcdanmarcidito Liajuabrenimbruynpelg (Marcos Orguen, Pascoal dos Santos Paracampos, Walter Neil Marques de Melo, Marcos Benedito Caldas Costa, Daniel Gemaque da Silva, Márcio Roberto Alves Nogueira, Benedito Lobato, Liacir dos Santos Lucena, Juarez Pascoal de Azevedo, Breno César de Oliveira Imbiriba, Ruynet Lima de Mattos Filho, Pelayo Gentil Neto)

Alwilwalldam Mcgleaquillopjrol Marcantleoghandjthal (Alan Wilter de Souza, Wallon Anderson Tadaiesky Nogueira, Damião Pedro Meira Filho, McGlennon da Rocha Régis, Edson Aquira Asano, Lourival Rodrigues Lopes, João Renato da Silva Rolim, Marco Antonio Cunha Machado, Leônidas Lopes de Melo, Ghandy Yeddo da Rocha Aranha Junior, José Thales Soares de Souza Junior)

Moisaugjrpsmith Wilsmarlucquir Nerhelyeljgrl (Moisés Augusto da Silva Monteiro de Araújo, José Ricardo Paraguassú Smith Oliveira, Wilson Ricardo Matos Rabêlo, Maria Lúcia Moraes da Costa Rabêlo, Quirino Vitório Nunes, José Reinaldo Cardoso Nery, Helyelson Paredes Moura, José Guilherme Rocha Lima)

Jfranbtad Csarfreginf Anibfctos (Jair Francisco Souza Magalhães, Benedito Tadeu Ferreira de Moraes, Carlos Augusto Sarmento Ferreira, Reginaldo Farias, Aníbal Fonseca de Figueiredo Neto, Carlos Toscano)

Argmbastubcirtr Linmsrjfelafabms Jeffonaskymksspromfil (Argemiro Midones Bastos, Astrogecildo Ubaiara Brito, cero Roberto Teixeira Régis, Lino Mário da Silva Rodrigues, José Felipe Almeida, Fabrício Macedo de Souza, Jefferson Oliveira do Nascimento, Kymie Karina Silva Saito, Pedro Romano Miléo Filho)

Alnaraisbstethcarivcfer Humsdmgomwalpj Fmukajasalmarcanmach (Aline Nogueira Araújo, Aíssa Benchimol Stein, Thiago Roberto da Possa Caramês, Ivan Carlos Ferreira Neves, Humberto Augusto de Souza Dias, Mateus Gomes Lima, Waldomiro Gomes Paschoal Junior, Fábio Mukanaga, João Augusto da Silva Almeida, Marco Antonio Cunha Machado)

Ruygcalandgabar Crtmondifag Waltjmedjricsal (Ruy Guilherme Castro de Almeida, AndGuilherme Araújo de Barros, Cristina Tereza Monteiro Ribeiro, Dione Fagundes de Souza, Walter José Medeiros de Mello Júnior, José Ricardo da Silva Alencar)

Penlmalexcos Marcmarcricpaix Fabmsberrodgtek (Penn Lee Menezes Rodrigues, Alexandre Costa, Marcelo Gonçalves Martins, Cristhian Corrêa da Paixão, Fabrício Macêdo de Souza, Benedito Roberto Rodrigues, Grupo Tekné: Marco Braga, Andréia Guerra, Jairo Freitas e José Claúdio Reis)

Edaknoshbarmurafig Jhensjbbarfranos Rmocanavjribprax (Edson Akira Asano, Shênia Bastos, Rodrigo Murta de Andrade Figueira, José Henrique Santos, Jônatas Barros e Barros, Frank Oliveira de Souza, Rodrigo Morais Canavieira, José Ribamar Praxedes)

Vansasvizmarclim Sancpetagrjordrutxe Feldancastlaon (Van Sérgio Alves, Sérgio Vizeu Lima Pinheiro, Marcelo Lima, Sanclayton Geraldo Carneiro Moreira, Petrus Agrippino de Alcântara Junior, Jordan Del Nero, Ruth Helena da Cruz Xerfan, João Felipe de Medeiros Neto, Danilo Teixeira Alves, Jorge Castiñeiras Rodrigues, Luiz Antonio de Oliveira Nunes)

Jsandjlmlop Wandjumb Silpsimf (João Sandoval Bittencourt de Oliveira, José Luiz Magalhães Lopes, Wanda Pereira Ignácio, José Umberto Borges, Silvana Perez, Simone Frahia)

Amaielaljesco Klczcfmacaltadb Edsmcarkob (Antonio Maia de Jesus Chaves Neto, Elsen Alencar, Jessé Carvalho Costa, Klaus Cozzolino, Carlos Freire Machado, Altem Nascimento Pontes, Adão Bachega, Edmilson dos Santos Moraes, Carmelina Nobuko Kobaiashi)

Frarelmlincfer Janferadelb Jrsglferherant (Francisco Ribeiro Araújo, Eliel Maria de Moraes, Lindalva do Carmo Ferreira, José Ananias Fernandes, Antonio Adelmo Freire Bezerra, José Ribamar Seguins Gomes, Leopoldino Ferreira, Henrique Antunes Neto)

Licpbmnaid Jctancjtadlfsil Fgablucjoribrobol (Licurgo Peixoto de Brito, Maria Naidir Gomes de Almeida Veloso Gouveia, José Correia Tancredi, José Tadeu de Souza Paes, Luís Fernando da Silva, Fortunato Gabbay, Luciano Santos Oliveira, José de Ribamar Carvalho do Nascimento, Roberto Oliveira)

Elitiomsalm Leilompatfssbardcrav Aehambschenjjgiam (Elisa Frota Pessoa, Jayme Tiomno, Roberto Aureliano Salmeron, José Leite Lopes, Michel Paty, Fernando e Suzana de Souza Barros, Dione Craveiro Pereira da Silva, Amélia e Ernest Hamburger, Mário Schenberg, Juan José Giambiagi)

Marcgswievid Arnhomrochbar Olivjenn (Marcelo Otávio Caminha Gomes, José André Swieca, Antonio Luciano Leite Videira, Arnaldo Homobono, Alberto Luís Rocha Barros, Olival Freire Junior, Jenner Barreto Bastos Filho)

Djalmoncurtseqjmhc Afteixatropmreb Orsopeduz (Djalma Montenegro Duarte, Curt Sequeira, José Maria Hesketh Conduru, Antonio Fernando Teixeira, Amós Tropper, Marcelo José Rebouças, Orlando e nia Peduzzi)

Couescenpred Sermrezrshell Fasimapmalbouiabedmacgs (Carlos Ourivio Escobar, Enrico Predazzi, Sérgio Machado Rezende, Ronald Cintra Shellard, Fernando Raimundo Aranha Simão, Adolfo Pedro de Carvalho Malbouisson, Ignacio Alfonso Bediaga e Hicman, Moacyr Henrique Gomes e Souza)

Casantmarmyasya Hmiysisojrmbonirfrenk Achermfcordjpedr [Carlos Alberto dos Santos, Miguel Armony, Yashiro Yamamoto, Hideaki Miyake, Sadao Isotani, José Roberto Martins Bonilha, Irmãos Frenkel (Josif e Henrik), Alexandre Cherman, Fernando Cordeiro, José Pedro Cordeiro]

Antgodias Joseilouclim Nelcofsell (Antonio Gomes de Oliveira, Carlos Alberto Dias, José Seixas Lourenço, Carlos Alberto da Silva Lima, Nelson Pinheiro Coelho, Franco Selleri)

Woljacbarpmvbar Jwarnelpnantpn Jferochaurf (Wilson Oliveira. José Acácio de Barros, Paulo Monteiro Vieira Braga Barone, Jaime Warzswiski, Nelson Pinto Neto, Antonio Pinto Neto, José Fernando Moura Rocha, Aurino Ribeiro Filho)

Dschvansbagn Ankoctass Rnarajsolirlob (Dietrich Schiel, Vanderlei Salvador Bagnato, André Koch Torres Assis, Roberto Nardi, Antonio José Silva Oliveira, Raimundo Medeiros Lobato)

Shozsrasalinshib Jlemjzanhlbar Amrabmax (Shozo Motoyama, Sílvio Roberto de Azevedo Salinas, Edson Shibuya, José Pizarro de Sande Lemos, João Zanetic, Henrique Lins e Barros, Ana Maria Ribeiro Andrade, Bruto Max Pimentel Escobar)

Ramarlbrun Mamorltah Sovellsmar (Roberto de Andrade Martins, Leonardo Brunnet, Marco Antônio Moreira, Luís Tahuata, Sérgio de Oliveira Vellozo, Sebastião Martins)

Ifittmgamcout Humfranjper Wwresrkoblcmen (Ivon Palmeira Fittipaldi, Marco Gameira, Maurício Coutinho Filho, Humberto França, José Perez, Walter F. Wreszinski, Roland Köberle, Luís Carlos de Menezes)

Rmalldred Mabudrcafjunos Swatjlow (Roberto Mallet, Djalma Mirabelli Redondo, Mário Abud, Roberto Caffarelli, Jun-ichi Osada, Shigueo Watanabe, John Loweinstein)

 

Médicos/Piscólogos/Dentistas:

 

Marbivosoc Pepgabca Pecevarleojoramar (Mario Filardo Bassalo, Ivonélio Calheiros Lopes Junior, Maria do Socorro Mártires Coelho, Pedro Paulo e Gabriela Coelho de Assis, José Guilherme Pecêgo, Evaristo Assumpção de Seixas Maciel, Leo Pinto Carvalhaes, Jorge Hage Amaro)

Rasfcardprbentiv Leoceralmgab Julcruzpavel (Família do Renato Cardoso: Renato, Alice, Sandro e Fabiano Cardoso, Paulo Renato Bentivegna, Leonardo Coelho Cerqueira, Almir Gabriel, Júlio Nobre Cruz, Paulo Avelino)

Mcoemlut Irmatirfon Cberbmbbram (Maurício Queima Coelho de Souza, Messildo Morato Luterbach, Irmãos Matos: Leomira, Leo, Leoni, Landoaldo, Irmãos Fonteles: Antônio e Ronaldo, Carlos Berbary, Maria Beatriz Breves Ramos)

Aramelivhygin Girarmirlourbar Melpxbencal (Aramis Mendonça de Morais, Elivaldo Batista, Hygino Manoel Valente Pampolha, Pedro Carlos Girard, Armando Batista de Miranda, Lourival Barbalho, Mario Elói Peixoto, Benedito Calandrini)

Adferguiguihelofil Andrsidjguer Smalubsalgapen (Adriano, Fernando, Guilherme Guimarães, Heloísa e filhos: Antonio, Heloísa e Ana Helena, Andréa e Sidney Santos, João Guerreiro, Sérgio Alexandre Oliveira Malcher, Ubirajara Salgado, Armando Penela)

Químicos:

 

Wanapjoser Robcorfrunz Fpassunclribacent (Waterloo Napoleão Lima, José Raimundo Ribeiro Serra, Robson Fernandes de Farias, Luiz Cordova Frunz, Francisco Pereira Assunção, Cláudio Ribeiro, Acácio Centeno)

Clodfer Benaslaumorattolma Feraguijmsbar (Clodoaldo Fernando Beckmann, Benedito de Abreu Sá, Lauro Morhy, Alfredo Tiomno Tolmasquim, Fernando Aguiar, José Maria Soares Barata)

Matemáticos:

 

Ruybrmorg Moutmanleilben Rcondprsgrap (Ruy da Silveira Brito, Jorge Morgado, Manoel Campbell Moutinho, Manoel Leite Carneiro, Leão Benchimol, Renato Pinheiro Conduru, Paulo Roberto Souza, Gerson Raposo)

Marser Ruibarbjwdle Guillapenthsrvas (Mario Tasso Ribeiro Serra, Rui dos Santos Barbosa, Jorge Wilson Delgado Leão, Guilherme Maurício Souza Marcos de Lapenha, Theódulo dos Santos, Raimundo Vasconcelos)

Carlbrmantrau Teiguaocal Rayflobtcarol (Carmen Lys Ribeiro Braga, Marco Antonio Raupp, Teivelino Guapindaia, Omir Correia Alves, Raymundo Firmiano Lobo, Tito Cardoso de Oliveira)

Literatos, Jornalistas, Cronistas e Intelectuais:

 

Joachim Francjill Tysantdor [Joaquim (Joachim) Francisco Coelho, Jill, Tyson, Anita e Dorotéia Coelho]

Inoco Azimamarc (Inocêncio Mártires Coelho, Azize Drumond Coelho, rio e Marcos Drumond Coelho)

Gcoel Cahalmag Rosau (Geraldo Mártires Coelho, Carmen Helena Watrin Coelho, Alan Watrin Coelho, Magali Coelho, e Rosaura Coelho)

Pepas Romcoa Tiomendjjbjabog [Pedro Pinho de Assis, Rosa Maria Coelho de Assis, Tio Mendes (Francisco Paulo do Nascimento Mendes), João José Bordalo e José Arthur Bogéa]

Claudpat Celman Barotguigenpin (Claúdio Coelho Cativo Rosa e Patrícia Portela Rosa, Celina Coelho Rosa, Manoel Ribeiro Filho, Paulo de Tarso da Silva Barreto, Otávio Ribeiro Guilhon, Genésio Fernandes Pina)

Glaufatatav Otaverwpint Irawalrlac (Gláucia Porpino Crispino, Fátima Crispino, Artur Tavares, Otávio Avertano, Walter Pinto, Irawaldyr Rocha, Renato Laclette)

Hamarpgalocoim Eliluflapin Helserjobaisamnmes [Haroldo Maranhão, Pedro Galvão, Oswaldo Coimbra, Elias e cio Flávio Pinto, Helio Serra, João Bahia, Isauro Maia, Ney Messias (pai)]

Benunjmonsf Clomoregirapsal Manunchmamfersrpassaps (Benedito José Viana da Costa Nunes, José Monserrat Filho, Clóvis Moraes Rego, Irapuan Sales, Maria Anunciada Chaves, Maria Amélia Ferro de Souza, Ronaldo Passarinho Pinto e Souza)

 

Jomfiba Rimeda (JoMaria Filardo Bassalo – Rimeda: pseudônimo do autor quando fazia charadas: Ademir ao contrário, de Ademir Menezes, jogador do Vasco da Gama, clube do autor)

 

Marcma Novell Arpmag (Marcos Duarte Maia, Mário Novello, Halton Arp, João Magueijo)

Ocvbgvecch (Oswaldo Cruz, Vital Brasil, Gaspar Vianna, Evandro e Carlos Chagas)

Lattdamsalawren (Cesar Lattes, Marcello Damy Souza Santos, Oscar Sala, Ernest Orlando Lawrence)

Heakennapp Vicheskolmill Valleneupark (Oliver Heaviside, Arthur Edwin Kennelly, Edward Victor Appleton, Victor Hess, Werner Kolhörster, Robert Andrews Millikan, James Alfred van Allen, Eugene Parker)

Onnginland Bcsnewber Bedmülchulcbot (Heike Kamerlingh Onnes, Vitaly Lazarevich Ginsburg, Lev Davidovich Landau, John Bardeen, Leon Neil Cooper, John Robert Schrieffer, Newton Bernardes, Johannes Georg Bednorz, Alex Müller, Steven Chu, Luiz Carlos Lobato Botelho)

Hersadamlever Gallowtomb Ronmour (Friedrich e Lucretia Herschel, Adams, Urbain Jean Joseph Le Verrier, Johann Gottfried Galle, Percival Lowell, Clyde William Tombaugh, Ronaldo Rogério de Freitas Mourão)

Fisdesclefis Fisnobelis (Físicos descobridores de leis físicas e físicos nobelistas)