Arnaldo Corrêa Prado Junior

OPINIÕES

BASSALO

Arnaldo Corrêa Prado Junior ¹

A associação de duas instituições na homenagem do engenheiro e professor José Maria Filardo Bassalo foi uma demonstração inequívoca de que Bassalo é reconhecido nas duas atividades às quais se dedicou e se dedica profissionalmente. A Universidade Federal do Pará (UFPA) e o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Pará (CREA/PA), no dia 10 de março, em sessão solene no auditório do CREA, reconheceram publicamente o trabalho do professor do Departamento de Física do Centro de Ciências Exatas e Naturais da UFPA. Na ocasião, Bassalo fez uma palestra sobre seus 25 anos de doutoramento em Física e lançou o livro Aspectos Contemporâneos da Física, em co-autoria com dois professores.

É importante registrar que as saudações ao Bassalo na cerimônia não ficaram somente na competência intelectual, reconhecida por todos, mas foram destacadas suas qualidades de caráter; a associação da capacidade técnico-científica com caráter e sensibilidade traçam o perfil de um verdadeiro cientista, diferente dos que apenas reforçam o sistema ou se tornam um agente dogmático do mercado.

Quem conhece o Bassalo mais de perto pode ainda perceber a franqueza que ele exercita, algumas vezes cáustica mas também sente-se a humildade de quem compreende a complexidade da vida.

A dedicação que tem pela Física, o conhecimento científico que atingiu e que continua crescendo, incluídas as duras batalhas levadas a efeito para consegui-lo, moldaram o Bassalo, ou melhor, ele mesmo moldou uma personalidade forte, muitas vezes não compreendida por aqueles que não entendem, não querem entender ou têm interesses para não entender o sentido de uma busca firme, incessante, inquietante e também sofrida, por uma universidade melhor, por um mundo melhor, mais equilibrado, menos excludente e mais justo.

Quem convive com o Bassalo tem a possibilidade de analisar e discutir com ele sobre os mais variados temas: ciência, política, religião, cultura, desenvolvimento econômico e social e psicologia, para citar alguns dos mais abrangentes. Os temas polêmicos são abordados por ele com motivação e paixão, ambas necessárias para se fazer bem as coisas da vida. E a paixão dá a sua personalidade uma característica especial no campo do raciocínio, da lógica e do bom senso.

O Centro de Ciências Exatas e Naturais (CCEN) está honrado de te ter, Bassalo, como um de seus mais eminentes professores. Fica sempre conosco.

———
1. Artigo publicado no Informe CCEN 4, março/maio de 2000.