LOST

A Teoria do LOST, com suas aventuras passadas em uma Ilha Encantada, pode ser explicada, em linhas gerais, sob duas hipóteses, com relação à origem de dois personagens, Jacob e Richard, que nunca envelhecem: 1) Terrestres de Antigas Civilizações; 2) Extraterrestres. Na primeira hipótese, eles seriam da lendária Atlântida. Porém, essa hipótese é descartável, pelo menos para mim, pois essa ilha ficava no meio do atual Oceano Atlântico, e a Ilha Encantada localiza-se muito longe do local do qual falavam os filósofos gregos na Antiguidade. Portanto, só resta a segunda hipótese. Assim, eles seriam de um planeta (LOST?) muito distante em que o tempo de vida deles é muito maior do que o dos terrestres. Por exemplo, o ano deles corresponde a vários anos na Terra e, portanto, explicaria a razão de eles serem jovens em 1977 e em 2007. Eles teriam vindo ao nosso planeta Terra para encontrar uma solução para um acontecimento inesperado no planeta deles, isto é, o envelhecimento precose. Como os lostrestes são possuidores de uma avançadíssima Ciência e, portanto, uma Tecnologia também demasiada avançada, eles perscrutaram o Universo em busca de um planeta em que pudessem resolver o problema deles, que nunca haviam sido acometidos. Encontraram a Ilha Encantada e teletransplantaram (como na série Jornadas nas Estrelas) para lá o Jacob (Dr. Spock?) e o Richard (Capitão Kirk?). Daí não haver nenhum vestígio de alguma nave em qualquer de um dos episódios passados. O Widemore talvez seja o Presidente Planetário de um outro planeta (AXN?), de nível científico-tecnológico menor do que o LOST e com o mesmo problema deste: envelhecimento precose. Ele também foi teletransportado para a Terra, sabendo apenas da existência dessa ilha sem conhecer sua localização e, por isso, tentava encontrá-la.
Chegando à Ilha Encantada, Jacob e Richard, usaram a sua alta Tecnologia e começaram a construir os vários postos do Projeto Dharma (para encontrar a solução do problema deles), por intermédio, também, do teletransporte, solicitado apenas por mensagens cerebrais. Para protegê-la, eles construíram a cerca eletromagnética e o “monstro” – a fumaça negra. E, para escondê-la de Widemore, eles construíram aquela engrenagem que, quando acionada, provocava as viagens no tempo, que eles já haviam entendido no planeta deles.
Agora, vejamos como entram em cena alguns personagens terrestres. Comecemos pela Juliet Como no LOST não havia nunca acontecido o problema do envelhecimento precose, a sua Ciência não sabia como resolver tal problema, conforme descrito acima. Assim, Richard encontrou a maior especialista em fertilidade que existia na Terra, que era Juliet, e foi então buscá-la. O personagem John Locke (será em homenagem ao filósofo inglês?) representa na história a pessoa bondosa e generosa (deu um dos rins para o pai vigarista, sem nunca o haver conhecido até aquele momento) que, por fim, encontra na Ilha o lugar ideal para viver (seria a encarnação do justo Noé?), daí sempre impedir a tentativa de resgate dos sobreviventes do voo 815.
Por fim, ainda dentro dessa hipótese extraterreste, existem algumas questões que precisam ser resolvidas (em próximos episódios?):
1) Por que o Jacob permitiu que aparecesse um câncer no Ben, uma vez que a Ilha havia curado o câncer da Rose? Será que foi por o Ben haver se “apropriado” da Alex, filha do Jacob e, por isto, ele quis mostrar ao Ben que era ele que mandava na Ilha? Aliás, em um dos episódios desta última série, aparece isso claramente quando Ben rouba a Alex;
2) A caída do avião do voo 815 da Oceanic, que trazia o Dr. Jack, um excelente cirurgião de coluna (que havia restituído o andar de sua primeira mulher), foi um “milagre”, como Ben disse para o Jack, em um dos episódios, ou já havia sido previsto por Jacob fazendo o Desmond esquecer de digitar os números: 4, 8, 15, 17, 23 e 42 e, por isso, houve o “acidente” eletromagnético que provocou a queda do avião?
3) Por que o Ben não se lembra de o torturador iraquiano Jahid haver atirado nele, em 1977, quando este o torturou anos depois? Talvez a explicação para esse episódio da última série, seja a de que, como os lostrestes dominavam as viagens no tempo (será que o físico Daniel que conhecia esse fato, era lostreste?) tenham descoberto que, quando se faz uma viagem no tempo, se perde a memória por haver entrado em uma outra folha de tempo sem conexão causal com a que estava antes?

Belém, 05 de julho de 2009

No comments yet.

Leave a Reply